A plataforma de armazenamento cloud Uloz confirmou que vai alterar o seu plano de negócios, tendo em conta as novas medidas que vão ser introduzidas na União Europeia, sobre a lei dos Mercados Digitais (DSA).
A entidade confirmou que, a partir de 1 de Dezembro de 2023, vai passar a funcionar como uma plataforma privada de armazenamento cloud, onde os utilizadores podem continuar a usar as suas contas para armazenar conteúdos, mas sem links públicos de partilha dos mesmos.
A Uloz é uma das plataformas mais reconhecidas no mercado, sobretudo para partilha de conteúdos piratas, tendo em conta que oferece generosas capacidades de armazenamento a custo zero. A entidade já passou por alguns problemas no passado, devido ao armazenamento e distribuição de conteúdos protegidos por direitos de autor, tendo mesmo chegado aos tribunais contra a Motion Picture Association (MPA).
Esta medida vai alterar consideravelmente o funcionamento do serviço. As contas deixam agora de poder criar links públicos para os seus conteúdos, passando apenas a funcionar como contas de armazenamento cloud privado.
Os utilizadores podem continuar a usar a plataforma e as suas contas para armazenamento de conteúdos. No entanto, a 1 de Dezembro, todos os links públicos irão ser desativados e, eventualmente, as contas deixarão de poder criar novos links para os seus conteúdos.
A entidade afirma que nenhum ficheiro será eliminado neste processo, e apenas afeta a partilha pública dos links. A mesma afirma ainda que, para os utilizadores insatisfeitos com a medida, podem sempre requerer o reembolso dos seus planos, ou alterar as suas contas para o plano gratuito.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!