A Amazon confirmou recentemente ter realizado um acordo com a SpaceX, de forma a enviar as primeiras unidades dos seus satélites Kuiper para a orbita terrestre até 2025. Este acordo surge mesmo sendo a Amazon uma entidade rival da SpaceX a nível dos sistemas de comunicação por satélite.
Como se sabe, a SpaceX conta atualmente com mais de 4000 satélites Starlink em redor do planeta, e a Amazon pretende competir diretamente com a SpaceX no lançamento do seu próprio sistema similar de comunicações, no que é conhecido como o projeto Kuiper.
No entanto, mesmo sendo rival, a Amazon considera que o número de lançamentos que o Falcon 9 da SpaceX atinge vai de encontro com os planos da empresa, dai o novo acordo agora estabelecido.
De acordo com o comunicado da empresa, os primeiros lançamentos dentro deste acordo devem ser realizados em 2025. No entanto, a Amazon espera começar alguns testes na sua rede de satélites Kuiper para o final do próximo ano junto dos consumidores em geral – ou dos que façam parte do programa de testes.
A Amazon considera que este acordo vai permitir à empresa expandir a sua rede em breve, e que o ritmo de lançamentos da SpaceX será benéfico para o projeto a longo prazo. A empresa espera ter até 3236 satélites da Kuiper em redor da Terra até 2026, de acordo com as licenças obtidas nas autoridades norte-americanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!