A Meta confirmou a chegada de um novo conjunto de modelos de IA, criados para ajudar na tradução de conteúdos de forma natural. Este sistema foi apelidado de “Seamless Communication”, e é composto por quatro modelos de IA, usados para criar comunicação natural e autêntica.
Os modelos SeamlessExpressive, o SeamlessStreaming e o SeamlessM4T v2 são os principais deste sistema, e podem traduzir tanto texto como fala com apenas dois segundos de latência. Estes modelos possuem a capacidade de reconhecer mais de 100 idiomas diferentes.
Quanto ao SeamlessM4T v2, esta é a segunda versão do SeamlessM4T, que a empresa já tinha revelado no passado, mas que conjuga agora automaticamente os possíveis textos a traduzir com a fala, o que acaba por acelerar o processo de tradução significativamente.
Já o SeamlessExpressive foca-se em manter a emoção da voz durante a tradução, preservando alguns dos destaques originais conforme o que se encontre a ser traduzido.
Por fim, o SeamlessStreaming será focado para plataformas onde seja necessária velocidade, tendo uma latência extremamente baixa. A ideia será usar este modelo para tarefas onde seja necessária uma conversação em praticamente tempo real. A tradução é feita durante o processo de conversa, sendo que é assim consideravelmente mais rápida que todos os restantes modelos.
Estes modelos encontram-se ainda englobados nos sistemas de proteção da Meta sobre IA, que garantem que os resultados finais são o mais fiáveis possíveis, além de terem filtros para bloquear possíveis conteúdos nocivos ou prejudiciais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!