As redes sociais são uma excelente forma dos utilizadores interligarem-se entre si. No entanto, uma grande parte das mesmas incluem publicidade como forma de sustendo – e as plataformas da Meta são bem conhecidas por isso.
Uma das vantagens do sistema de publicidade personalizada será que os utilizadores podem rapidamente selecionar o público pretendido que as suas campanhas cheguem, para tentar cativar os mesmos a usar os produtos ou serviços.
No entanto, esta personalização também pode ser usada para fins menos positivos. E se gosta de tecnologia, é possível que verifique alguma publicidade maliciosa no Facebook e Instagram. Recentemente foi identificada uma nova campanha de publicidade, a distribuir-se nas plataformas da Meta, com o objetivo de levar entusiastas de tecnologia a descarregarem malware para os seus sistemas.
A campanha distribui-se como alegadas aplicações de personalização para o sistema operativo – no exemplo que a TugaTech refere, seria para o Windows e a personalização da barra de tarefas.
Se os utilizadores acedem ao link para descarregar o software, o site apresentado é básico, mas conta com a opção para download de um ficheiro ZIP -que se encontra protegido por senha, para evitar a deteção por software de segurança.
Se os utilizadores instalarem realmente o software, estarão a instalar malware nos seus sistemas, que pode realizar as mais variadas atividades no mesmo.
Este género de campanhas publicitárias maliciosas estão a surgir cada vez mais em plataformas como o Facebook e Instagram. As mesmas encontram-se direcionadas sobretudo a utilizadores que se demonstram como entusiastas de tecnologia, mas podem ser adaptadas para qualquer outro género de esquema.
A melhor prevenção será ter cuidado nos locais de onde descarrega software, e evitar aceder a conteúdos desconhecidos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!