O Facebook tem vindo a investir consideráveis recursos em garantir que as eleições a nível mundial são realizadas da forma mais transparente possível, e que a plataforma não é utilizada para campanhas políticas desonestas ou prejudiciais. Com isto, a ferramenta “Ad Library” seria certamente uma ajuda.
Esta plataforma permite a qualquer um analisar quais os anúncios publicitários que um determinado partido colocou no Facebook. No entanto, para as eleições que se encontram a decorrer no Reino Unido, nem tudo terá corrido como estava previsto.
De acordo com o portal CNN Business, um bug no Facebook terá levado a que vários anúncios publicitários de campanhas políticas em redor do mundo fossem subitamente retiradas da plataforma, onde se inclui campanhas realizadas pelos governos do Reino Unido nos últimos dias.
Esta sexta feira iniciam-se as votações no Reino Unido, e o bug não poderia ter surgido na pior altura possível para a rede social. Com o mesmo, várias campanhas terão desaparecido das páginas de acesso publico, algo que o próprio Facebook confirmou em comunicado. As campanhas, apesar de terem desaparecido deste local, ainda permaneceram ativas na rede social.
De sublinhar também que os números que indicavam o que cada partido teria investido no Facebook não estariam a surgir corretamente. Por exemplo, no inicio do dia surgia que o partido de Boris Johnson tinha gasto apenas 200 libras em campanhas no Facebook, quando este valor era conhecido de ser mais de 100.00 libras.
A rede social também confirma que o problema foi rapidamente corrigido, com todos os conteúdos que teriam desaparecidos a estarem novamente acessíveis na plataforma. Em todo o caso, não foi indicada qual a origem do bug ou o que levou ao mesmo.
Apesar de erros poderem sempre acontecer, não existe como negar que este bug ocorreu num dos períodos menos apropriados para tal, com o aproximar das eleições no Reino Unido esta sexta feira.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!