A Apple encontra-se a adicionar uma nova funcionalidade de proteção para o iOS, focada em tornar a vida mais complicada para quem roube um dispositivo da empresa.
O iOS já conta com várias funcionalidades de proteção, que ajudam a bloquear os dados e os dispositivos roubados. No entanto, ainda existem situações onde as vítimas podem ter os seus dispositivos roubados, não se apercebem de imediato, e dão tempo aos ladrões de acederem a dados potencialmente sensíveis.
Existe ainda a possibilidade que os ladrões saibam o código de acesso ao dispositivo, tornando ineficaz os métodos tradicionais de bloqueio.
A pensar nisso, o iOS 17.3 beta conta agora com uma nova funcionalidade conhecida como “Stolen Device Protection”. Esta adiciona uma camada extra de segurança caso o sistema verifique que um utilizador diferente do habitual pode estar a tentar aceder ao sistema.
Nesta situação, caso a funcionalidade esteja ativa, o iOS vai requerer uma verificação adicional de segurança para permitir o acesso ao dispositivo, mesmo que o código de acesso ao mesmo seja corretamente introduzido.
Esta funcionalidade usa diversos meios para identificar acessos suspeitos, como a localização fora do vulgar dos utilizadores. Nestes casos, além do código de acesso, é ainda pedida a autenticação via Touch ID ou Face ID, de forma a validar a identidade dos utilizadores.
Caso seja o utilizador verdadeiro, o processo não deverá demorar muito tempo a ser realizado, e permite o rápido acesso ao dispositivo. Mas caso o equipamento esteja a ser usado pelo ladrão, este fica sem meios de poder validar a identidade, mesmo que saiba o código de desbloqueio.
Além disso, quando a funcionalidade é ativada, mesmo que os ladrões consigam contornar o Face ID, ainda necessitam de mais uma hora para poderem alterar os dados de login da Apple do dispositivo – onde terão novamente de voltar a validade a identidade.
No final, esta funcionalidade pode tornar a vida consideravelmente mais complicada para os ladrões, que deixam de ter meios para desbloquearem os dispositivos roubados, mesmo que saibam o código de desbloqueio.
Espera-se que a novidade venha a ser introduzida na versão final do iOS 17.3.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!