1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

iPhone a ser desbloqueado

A Apple encontra-se a adicionar uma nova funcionalidade de proteção para o iOS, focada em tornar a vida mais complicada para quem roube um dispositivo da empresa.

O iOS já conta com várias funcionalidades de proteção, que ajudam a bloquear os dados e os dispositivos roubados. No entanto, ainda existem situações onde as vítimas podem ter os seus dispositivos roubados, não se apercebem de imediato, e dão tempo aos ladrões de acederem a dados potencialmente sensíveis.

Existe ainda a possibilidade que os ladrões saibam o código de acesso ao dispositivo, tornando ineficaz os métodos tradicionais de bloqueio.

A pensar nisso, o iOS 17.3 beta conta agora com uma nova funcionalidade conhecida como “Stolen Device Protection”. Esta adiciona uma camada extra de segurança caso o sistema verifique que um utilizador diferente do habitual pode estar a tentar aceder ao sistema.

Nesta situação, caso a funcionalidade esteja ativa, o iOS vai requerer uma verificação adicional de segurança para permitir o acesso ao dispositivo, mesmo que o código de acesso ao mesmo seja corretamente introduzido.

Esta funcionalidade usa diversos meios para identificar acessos suspeitos, como a localização fora do vulgar dos utilizadores. Nestes casos, além do código de acesso, é ainda pedida a autenticação via Touch ID ou Face ID, de forma a validar a identidade dos utilizadores.

Stolen Device protection iOS 17.3

Caso seja o utilizador verdadeiro, o processo não deverá demorar muito tempo a ser realizado, e permite o rápido acesso ao dispositivo. Mas caso o equipamento esteja a ser usado pelo ladrão, este fica sem meios de poder validar a identidade, mesmo que saiba o código de desbloqueio.

Além disso, quando a funcionalidade é ativada, mesmo que os ladrões consigam contornar o Face ID, ainda necessitam de mais uma hora para poderem alterar os dados de login da Apple do dispositivo – onde terão novamente de voltar a validade a identidade.

No final, esta funcionalidade pode tornar a vida consideravelmente mais complicada para os ladrões, que deixam de ter meios para desbloquearem os dispositivos roubados, mesmo que saibam o código de desbloqueio.

Espera-se que a novidade venha a ser introduzida na versão final do iOS 17.3.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech