A Apple continua a dificultar consideravelmente a tarefa de substituir o ecrã dos novos iPhone 13, sendo que estes novos modelos surgem com mais uma medida que dificulta essa tarefa para quem a realize de forma não autorizada.
De acordo com o portal iFixit, é praticamente impossível para um consumidor com o iPhone 13 substituir o ecrã do mesmo a partir de fontes não oficiais - ou seja, de lojas não autorizadas da Apple. Isto porque, para substituir o ecrã, caso tal não seja feito pelos meios oficiais da empresa, o sistema deteta a alteração e impede o uso do FaceID.
O iPhone 13 conta com um novo sistema que identifica quando o ecrã do dispositivo é substituído, e desativa o FaceID no iOS caso o mesmo não seja validado pela Apple. O processo de reparação é ainda mais complicado quando a Apple apenas fornece o equipamento oficial para esse processo a terceiros sobre um custo consideravelmente elevado.
De acordo com o portal iFixit, os donos de lojas de reparação necessitam de ter um software proprietário da empresa, o Apple Services Toolkit 2, que permite aos mesmos enviar cada reparação feita para os servidores da Apple, com o número de série do novo ecrã e do dispositivo arranjado. Isto permite que a Apple possa confirmar ou negar a reparação conforme pretenda - e desta forma, aceitar ou não que o FaceID funcione depois do processo.
O problema encontra-se no facto que este sistema é consideravelmente difícil de obter, e mesmo que uma loja independente o consiga, o custo de tal e dos materiais associados é consideravelmente elevado. Além disso, a medida também possui impacto a nível da privacidade dos utilizadores, pois a Apple possui total conhecimento de quando estes realizaram reparações nos seus dispositivos e onde.
Segundo o portal, esta medida vai afetar sobretudo as pequenas lojas de reparação de dispositivos eletrónicos, que podem ter problemas consideráveis em gerir a tarefa de reparação para os seus clientes, e não possuem muitas vezes fundos suficientes para realizar o processo de forma oficial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!