Apesar de a Apple ter vindo a realizar alguns avanços na área de permitir mais reparações de terceiros nos seus dispositivos, a empresa volta a limitar esta tarefa com as novas versões do iPhone 12.
De acordo com as recentes descobertas, a Apple terá desenvolvido mais um sistema nos seus recentes iPhones que vai dificultar drasticamente a tarefa de terceiros repararem os dispositivos, forçando os consumidores a dirigirem-se a uma loja oficial da Apple para o processo – com preços na maioria das vezes bastante mais elevados do que na realidade seria necessário.
De acordo com a equipa do iFixit, depois de se analisar o interior dos novos iPhone 12 e iPhone 12 Pro, existem más notícias para terceiros que pretendam reparar os mesmos. Os módulos das câmaras nos novos dispositivos apenas poderão funcionar com os equipamentos caso sejam certificados pela Apple para funcionarem corretamente.
Ou seja, se o utilizador pretender substituir os módulos das câmaras nos mais recentes iPhones, estes módulos necessitam de ser aprovados para funcionarem com esse dispositivo em especifico – validação que apenas pode ser feita com o hardware interno da Apple para reparação de equipamento.
Mesmo com a substituição do módulo, a câmara ainda pode funcionar corretamente sobre certos modos, mas como não se encontra certificada vai ser perdida uma grande parte das funcionalidades da mesma – como a capacidade de alterar para a lente ultra-wide.
No geral, esta é mais uma medida da Apple para tentar controlar a reparação externa dos seus dispositivos, e vai certamente dificultar a tarefa para quem pretenda reparar as câmaras no futuro.
Além disso, o iPhone 12 é o primeiro dispositivo a necessitar de uma validação de software para esta tarefa nos módulos da câmara, algo que os modelos anteriores da empresa nunca realizaram.
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