O Apple Testflight é um programa da Apple focado para quem pretenda testar versões Beta de apps na App Store. Este sistema é usado como forma dos programadores poderem ter um meio de fornecer versões de teste das suas apps, antes de chegarem a todos, para um pequeno conjunto de contas da Apple.
Normalmente, estes programas são fechados e limitados, sendo que em algumas aplicações apenas um pequeno conjunto de utilizadores possui acesso aos mesmos. No entanto, recentemente foi descoberto que os servidores da Apple estariam, indevidamente, a disponibilizar publicamente os ficheiros de instalação das apps do sistema da empresa – em formato IPA – para qualquer um ver.
E com isto, foi criado o “Teraleak”, que basicamente consiste em milhares de ficheiros que foram recolhidos durante bastantes meses sobre aplicações no Testflight. A conta da X @TeraLeak partilhou esta informação publicamente, deixando alguns exemplos de apps que se encontravam disponíveis no programa, e que se encontram agora arquivadas no Way Back Machine.
Os dados agora disponíveis possuem aplicações fornecidas neste programa entre 2012 e 2015. Não existe uma forma de pesquisar diretamente pelas apps que se pretende, e desconhece-se para já como os dados foram inicialmente obtidos.
O leak fornece várias aplicações que passaram pelos testes durante estes anos, e em alguns casos aplicações que nunca chegaram a receber uma versão final estável. Um dos exemplos encontra-se em aplicações de teste do jogo Angry Birds original, que foram “preservadas” no leak.
No entanto, é possível que a Apple venha a aplicar medidas para remover os conteúdos do leak da internet, tendo em conta que se trata de informação da empresa que não deveria encontrar-se disponível publicamente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!