1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Hacker em fundo digital

 

Hackers tem vindo a usar um serviço apelidado de “MS Drainer” para roubarem mais de 59 milhões de dólares em criptomoedas, de várias vítimas, nos últimos nove meses.

 

Esta foi a conclusão de um estudo feito pela conta de segurança na blockchain “Scam Sniffer”. Os atacantes usaram publicidade da Google para distribuírem falsas aplicações de carteiras de criptomoedas, de diferentes entidades reconhecidas, com o objetivo de levarem ao roubo dos conteúdos nas mesmas.

 

Basicamente, quando as vítimas realizavam a pesquisa pelas carteiras de determinadas plataformas, eram apresentadas campanhas de publicidade na Google para sites com versões modificadas das mesmas.

Se instaladas, estas aplicações aparentavam funcionar na normalidade, acedendo aos fundos dos utilizadores, mas em segundo plano teriam integrado malware que permite enviar os fundos para carteiras em controlo dos atacantes, sem o consentimento dos utilizadores.

 

O MS Drainer encontra-se a ser distribuído como um “serviço”, pelo que é possível que a campanha tenha afiliados responsáveis pelos ataques, onde o controlador da plataforma fica com uma parte das receitas roubadas. De acordo com a conta Scam Sniffer, a campanha encontra-se ativa faz mais de nove meses.

 

Normalmente a Google aplica técnicas para identificar publicidade potencialmente maliciosa, sobretudo relacionada com criptomoedas. No entanto, os atacantes usaram várias técnicas para evitar a deteção por estes sistemas, e tornar mais complicado a tarefa de banir essa publicidade.

No entanto, a publicidade também foi identificada em outros locais, como na X.

 

campanha de malware scam

 

Os investigadores apontam que existem mais de 10,072 sites de carteiras de criptomoedas falsas criadas para uso por esta campanha, mas o número pode ser consideravelmente mais elevado se tivermos em conta domínios que podem ter sido entretanto desativados.

 

Durante o período em que a campanha esteve ativa, foram roubados mais de 58.98 milhões de dólares em criptomoedas através do esquema, de mais de 63 mil vítimas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech