Um dos maiores problemas com a Inteligência Artificial generativa atualmente encontra-se a nível do uso destas tecnologias para criar conteúdos enganadores, seja de notícias, imagens ou até mesmo vídeos. Este problema é algo que muitos apontam como um lado negativo para as tecnologias de IA.
No entanto, a Microsoft confirmou hoje que vai começar a implementar algumas medidas para prevenir a criação destes conteúdos, entre as quais encontra-se a criação de parcerias com algumas entidades de notícias e outros meios de imprensa, de forma a tornar os conteúdos mais seguros e fiáveis.
De acordo com a mensagem da empresa, as parcerias vão ajudar não apenas os meios de imprensa a terem acesso a conteúdos que podem ajudar jornalistas e as próprias entidades, mas também ajudam a Microsoft a criar mecanismos de segurança para as suas plataformas de IA e da criação de conteúdos pelas mesmas.
Uma das maiores parcerias será com o site de notícias Semafor, onde o mesmo irá usar as ferramentas da Microsoft para analisar as fontes e informações das notícias publicadas, ao mesmo tempo que a Microsoft obtém informação sobre o uso das funcionalidades e dos conteúdos criados para melhorar os seus mecanismos de segurança.
Existem ainda parcerias com algumas universidades, que poderão usar as tecnologias da empresa para investigações e outros meios de pesquisa internos, bem como a Microsoft pode usar essa informação académica para garantir meios mais confiáveis de fontes para as suas plataformas de IA generativa.
Curiosamente, estas parcerias surgem apenas alguns dias depois de o New York Times ter revelado que iria processar a OpenAI e a Microsoft, alegadamente por usarem conteúdos do seu site para treino dos modelos de IA das empresas sem a respetiva autorização.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!