O Sindicato dos Trabalhadores de Telecomunicações e Comunicação Audiovisual (STT) revelou recentemente que a Nokia encontra-se a realizar um despedimento coletivo dentro da empresa, que poderá atingir 142 funcionários da mesma em Portugal.
De acordo com o sindicato, citado pela agência Lusa, “O STT teve conhecimento que a Nokia Portugal está a avançar com um despedimento coletivo que abrange 142 trabalhadores, tendo os trabalhadores envolvidos recebido a intenção por escrito no passado dia 22 de fevereiro”.
O sindicato considera ainda que, caso este despedimento coletivo não seja travado, pode ter consequências graves para os profissionais que se encontram na empresa, e para a confiança da mesma.
É ainda referido que, face à justificação da empresa para os despedimentos, esta é “falaciosa e mistificadora e está baseada numa realidade 'virtual' que os discursos dos responsáveis da empresa a nível mundial em termos de liderança, oportunidades de negócio e I&D contradizem e desconstroem”.
A STT considera ainda que existem algumas questões quanto à legalidade destes despedimentos, no que a mesma considera que é baseada em “critérios de seleção na base do vencimento mais elevado, numa empresa com contas saudáveis, pode ser considerado um critério discriminatório e no mínimo a ultrapassar a fronteira da inconstitucionalidade”.
Até ao momento a Nokia Portugal não deixou um comunicado sobre a situação.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!