Faz algum tempo que os rumores apontam para a Apple encontrar-se a desenvolver o seu próprio veículo autónomo, num projeto que seria secreto. Este projeto estaria em desenvolvimento faz anos, mas parece que o mesmo volta agora a uma fase complicada.
De acordo com o portal TechCrunch, a Apple terá cancelado o projeto de criação do seu primeiro veículo, e as equipas associadas foram fortemente afetadas com tal decisão. Esta fonte afirma que a empresa terá cortado o contrato de trabalho com centenas de funcionários desta equipa, e que todos os planos para o desenvolvimento futuro do mesmo foram cancelados.
Alguns dos funcionários que não chegaram a ser despedidos irão transitar para outras divisões da empresa, nomeadamente no desenvolvimento de tecnologias de IA. Os últimos dados apontam que o projeto do veículo da Apple teria cerca de 1400 funcionários ativamente a trabalhar no mesmo.
A decisão da Apple em cancelar o projeto surge na mesma altura em que várias fabricantes automóveis encontram-se a avaliar os seus investimentos no setor dos veículos elétricos e de um aumento da pressão na regulamentação de sistemas autónomos de condução.
De relembrar que o projeto da Apple para o desenvolvimento deste veículo foi conhecido em 2014, com o nome de “Titan”. Nas fases iniciais do mesmo, a Apple teria alocado cerca de 5000 funcionários para o mesmo, mas este número veio a alterar-se ao longo dos anos, com várias mudanças feitas no projeto.
Durante estes anos, a empresa tem alternado entre a ideia de construir um veículo elétrico ou um sistema autónomo de condução. No entanto, embora o mesmo tenha vindo a ser desenvolvido faz bastante tempo, a Apple nunca chegou a revelar detalhes oficialmente.
Mais recentemente, os investidores da empresa terão também pressionado a Apple para colocar este projeto em andamento, e trazer algumas novidades para o mercado. No entanto, estas medidas parecem ter sido agora colocadas de lado dos planos da empresa.
De notar que, tal como não foi oficialmente confirmado como estando em desenvolvimento, a Apple também não confirmou que o projeto terá sido cancelado, embora os rumores assim o indiquem.
O anúncio interno sobre o cancelamento do projeto terá sido abrupto, mas a decisão da Apple para tal não foi tomada de animo leve, e a fonte aponta que já estaria em andamento faz algumas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!