1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

MacBook com logo da Apple

 

A Apple pode encontrar-se em conversações com a Google, de forma a usar o modelo Gemini com as futuras funcionalidades de IA que se irão encontrar no iOS 18.

 

De acordo com o analista Mark Gurman, a Apple encontra-se em conversações iniciais para usar o modelo do Gemini nas suas funcionalidades de IA do iOS 18, o que iria incluir uma forte integração do modelo da Google em funcionalidades como a Siri.

 

Gurman afirma que as duas empresas encontram-se em conversações ativas sobre a possível negociação de uma licença de uso, que iria permitir à Apple ter acesso direto às capacidades do modelo do Gemini.

A fonte indica que, para já, ainda não existem planos traçados de como este negócio irá acontecer, nem como será implementado.

 

É importante relembrar que a Apple encontra-se a apostar em força na IA, e espera-se que o iOS 18 venha a integrar várias novidades neste sentido. A Apple tem vindo a ficar atrás no que respeita à integração de tecnologias de IA nos seus produtos, estando a optar pela via da cautela, enquanto que outras empresas estão a realizar fortes avanços nesta área.

 

A Google é um dos casos de tal, com o seu modelo Gemini, o que faz com que a Apple possa ter interesse em criar um acordo para o uso do modelo, invés de desenvolver o seu próprio sistema de raiz – pelo menos para já.

 

A Apple encontra-se à procura de um modelo que tenha a capacidade de usar a IA generativa para várias tarefas, e a Google fornece este género de sistema com as suas funcionalidades e capacidades de processamento.

 

De relembrar que, no passado, alguns rumores indicavam que a Apple estaria a trabalhar no Apple GPT, um modelo de IA que iria competir com o ChatGPT da OpenAI. No entanto, caso os novos rumores se venham a confirmar, os planos da empresa podem ser agora ligeiramente diferentes.

 

Caso a Apple não chegue a um acordo com a Google, é possível que a empresa venha a trabalhar com outras entidades, e um dos nomes em cima da mesa pode passar pela própria OpenAI, com o seu modelo do ChatGPT. No entanto, este passo apenas seria tomado caso a Google não chegasse a um acordo com a empresa, e tendo em conta a relação entre as duas empresas, é improvável que tal aconteça.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech