A Apple pode estar prestes a receber mais um processo nos tribunais, desta vez por parte das autoridades norte-americanas. De acordo com o portal Bloomberg, o Departamento da Justiça dos EUA encontra-se a preparar para lançar um processo contra a Apple, por alegadas violações das leis de anti competição no mercado.
Este processo será o culminar de uma investigação da entidade, que começou em meados de 2019, e teria como objetivo analisar as práticas das empresas norte-americanas relativamente à competição no mercado. Google, Meta e Amazon foram algumas das empresas que tiveram casos associados com esta investigação.
As autoridades tiveram em conta vários aspetos durante a investigação, nomeadamente na forma como a Apple beneficia os seus próprios produtos e as ações da empresa no mercado face aos mesmos.
Por exemplo, foi tido em conta como o Apple Watch possui um melhor funcionamento quando ligado ao iPhone do que quando smartwatches de outras marcas o realizam, ou a forma como a Apple bloqueia o iMessage apenas ao seu ecossistema.
Algumas das acusações foram algo que outras empresas já teriam deixado como críticas para a Apple, derivado das suas práticas anticompetitivas. No entanto, este pode ser um grande avanço para as mesmas contra a Apple, que pode também ter de realizar algumas mudanças como parte da investigação.
De relembrar que, em 2020, as autoridades tinham concluído que empresas como a Apple, Amazon, Meta e Google possuem um monopólio do mercado em várias divisões como não era visto faz anos, e isso tem vindo apenas a piorar desde então.
De notar que a Apple tem vindo a realizar algumas mudanças no seu ecossistema, em parte devido às novas leis na União Europeia, que estão a forçar a empresa a realizar alterações no funcionamento de alguns dos seus serviços e no próprio ecossistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!