Uma das primeiras alternativas à App Store da Apple na União Europeia encontra-se agora disponível. A AltStore PAL é considerada a primeira app store alternativa para os dispositivos da Apple, que agora fica disponível no iPhone.
Os utilizadores em zonas europeias podem agora instalar esta plataforma, para terem a capacidade de usar apps alternativas que não se encontram na App Store oficial da Apple. A medida vai de encontro com as novas leis dos mercados digitais e serviços digitais da zona europeia.
A AltStore PAL é uma plataforma aberta, focada em permitir que programadores independentes tenham uma forma de distribuir as suas aplicações, sem terem de usar a plataforma da Apple e as suas regras.
Atualmente a plataforma ainda se encontra a dar os primeiros passos, portanto a lista de apps disponíveis é bastante limitada. Encontra-se acessível o emulador Delta, que permite correr jogos retro nos dispositivos da Apple, em conjunto com o Clip, uma app de gestão da área de transferência do sistema.
O criador da plataforma, Riley Testut, afirma que quando esta se encontrar num formato mais estável, os programadores poderão começar a enviar as suas próprias aplicações para a plataforma.
De notar que esta App Store alternativa não é gratuita, sendo que os utilizadores necessitam de pagar 1.50 euros para acederem à mesma. Este valor corresponde aos custos das taxas da Apple, associado com os custos dos servidores para correr a plataforma.
No entanto, a distribuição de apps dentro da AltStore PAL é inteiramente gratuita, com apps que atinjam mais de um milhão de instalações anuais a terem de pagar a taxa da Apple.
Testut encontra-se a desenvolver esta plataforma alternativa desde que a Apple anunciou que iria permitir App Stores alternativas para os utilizadores na União Europeia, como parte das novas regras locais.
Os interessados podem verificar mais informações sobre a AltStore no site oficial da mesma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!