A Apple encontra-se a preparar algumas novidades para futuras atualizações do Safari, o seu navegador dedicado. No entanto, as mesmas parecem não estar a ser bem recebidas por algumas partes.
Estas novas funcionalidades, segundo a Apple, pretendem garantir que os utilizadores dos dispositivos da empresa podem ter um maior controlo sobre a sua privacidade, durante a navegação na internet. Entre as mesmas encontra-se a capacidade de o Safari bloquear, por padrão, a publicidade em sites online.
Obviamente, esta medida não está a ser bem recebida por algumas partes, sobretudo as que dependem de publicidade para sobreviver. Uma delas são os portais de notícias, que agora parecem estar a colocar alguns problemas à Apple.
Um grupo de jornais do Reino Unido terá avançado com uma carta aberta contra a Apple, derivado destas futuras funcionalidades previstas para o Safari. Embora as mesmas ainda não estejam disponíveis, e foram descobertas apenas em “leaks”, o grupo afirma que a funcionalidade pode v ir a comprometer seriamente as receitas de várias plataformas de notícias na internet.
A News Media Association do Reino Unido terá enviado uma carta à Apple, onde expressa a sua preocupação em como esta nova funcionalidade do Safari pode comprometer o futuro do jornalismo, impedindo que o mesmo seja prontamente recompensado. Ao mesmo tempo, o documento cita ainda a forma como a funcionalidade pode também comprometer o rendimento de vários criadores de conteúdos pela internet, cortando a sua principal fonte de receita.
A organização terá requerido uma reunião com alguns dos executivos da Apple, para tentar avaliar uma possível solução para este problema. No entanto, até ao momento a Apple não terá respondido.
De relembrar que a funcionalidade do Safari foi descoberta apenas em leaks, e de momento ainda não é oficial do mesmo nem foi confirmada pela própria Apple.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!