A Opera, empresa responsável pelo navegador com o mesmo nome, confirmou que se encontra a trabalhar numa nova versão do mesmo, focada para sistemas na arquitetura ARM.
A empresa confirmou que vai brevemente atualizar o Opera, de forma a contar com suporte nativo para a arquitetura ARM, permitindo assim tirar o máximo desempenho possível dos sistemas baseados nesta arquitetura.
Esta revelação surge a poucas semanas de serem oficialmente apresentados os primeiros produtos no mercado com processadores Snapdragon X, os futuros PCs com processadores ARM da Qualcomm. A Opera pretende ser uma das primeiras empresas a ter um navegador focado para esta arquitetura quando ela ficar acessível.
O novo Opera vai receber a indicação de ter sido desenhado especificamente para a plataforma Snapdragon, embora teoricamente o navegador possa ser usado em qualquer arquitetura ARM. O foco desta versão será aproveitar ao máximo os recursos da arquitetura, sem que se tenha de usar emuladores – o que possui sempre impacto a nível de desempenho final.
A empresa garante que a versão ARM do Opera possui um desempenho até quatro verses superior ao de usar uma versão via emuladores.
Embora o Windows faz mais de dez anos que suporta arquiteturas ARM, recentemente começou a ganhar destaque depois de várias aplicações populares no mercado terem começado também a criar as suas adaptações para essa arquitetura.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!