A Microsoft revelou hoje uma nova funcionalidade para o Windows 11, que vai usar Inteligência Artificial para recordar tudo o que o utilizador realiza no sistema. A nova funcionalidade, apelidada de “Recall”, vai “lembrar-se” de tudo o que seja feita no Windows 11 em formato histórico.
O Recall vai permitir aos utilizadores registarem tudo o que foi feito no PC, dentro de um determinado período de tempo, organizando a informação de forma consistente. Ao mesmo tempo, os utilizadores podem ainda usar as funcionalidades de IA da Microsoft para rapidamente encontrarem o que estariam a realizar.
A funcionalidade vai criar uma “imagem” do que estaria a ser feito num determinado momento, dentro do Windows e das suas aplicações, para os utilizadores poderem rapidamente recordar o evento. Por exemplo, será possível ver todas as mudanças feitas num documento ao longo do tempo, ou os passos realizados dentro de uma aplicação.
Os utilizadores podem ainda usar a IA para rapidamente encontrarem o que se pretende, com queries dedicadas para tal.
Para usar esta funcionalidade, os utilizadores necessitam de ter o que é agora considerado um “Copilot+ PC”, um sistema adaptado para uso de tecnologias de IA. Estes sistemas integram pelo menos um NPU com suporte para 40 TOPs, um processador Snapdragon X, 16 GB de RAM e 256 GB de armazenamento.
A Microsoft afirma que a funcionalidade guarda a informação apenas de forma local, portanto todos os detalhes encontram-se protegidos no sistema. Além disso, a recolha de dados será realizada com base nos recursos disponíveis do sistema para tal.
Ao mesmo tempo, os utilizadores podem rapidamente controlar o que não pretendem que seja guardado na linha de tempo, ou colocar a identificação dos conteúdos em pausa a qualquer momento. Obviamente, será ainda possível desativar por completo esta funcionalidade.
Embora a Microsoft garanta que nenhuma informação é enviada para os servidores cloud da empresa, ainda resta saber como os dados serão protegidos dentro dos sistemas locais. Por exemplo, se o sistema for comprometido, esta funcionalidade pode ser usada para a recolha de dados sensíveis.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!