De tempos a tempos, surgem novos esquemas que tentam tirar partido de utilizadores com menos conhecimentos, para os levar a instalar malware nos seus dispositivos.
O mais recente esquema agora faz-se passa pela Google, mais concretamente por uma suposta atualização para a Play Store. Investigadores de segurança da empresa Cyble revelaram a descoberta de um novo trojan bancário, focado em roubar dados de pagamento e contas bancárias das vítimas, que se mascara como sendo uma atualização para a Play Store.
O esquema começa quando os utilizadores acedem a um site malicioso, que pede para instalar uma alegada atualização da Play Store. Se os utilizadores aceitarem, necessitam de descarregar o APK da mesma para os seus dispositivos.
As páginas estão distribuídas em vários idiomas, e adaptam-se conforme o pais de onde as vitimas acedam. Existem mesmo páginas criadas em Português, indicando que existem como alvo utilizadores em Portugal.
Caso os utilizadores instalem a suposta “atualização”, são depois instruídos para ativarem o serviço de acessibilidade do Android, o que dá permissões para a app realizar as tarefas maliciosas no sistema.
Com isto, a aplicação possui todas as permissões necessárias para começar a realizar o roubo dos dados. A aplicação estabelece ainda uma ligação a um servidor de controlo, de onde recebe os comandos para realizar os ataques e para onde envia os dados roubados.
A aplicação possui a capacidade de registar os dados introduzidos no sistema, bem como recolher as imagens do ecrã, gravar vídeos e voz, chamadas realizadas, ler as mensagens SMS e enviar pedidos de código USSD para a operadora.
Basicamente, os atacantes passam a ficar com controlo total do sistema, e podem usar esse acesso para roubar ainda mais dados das vitimas. O malware parece focado para o roubo financeiro, mas pode ser usado também para o roubo de dados de login e outras informações sensíveis.
Como sempre, é importante ter-se em atenção o local de onde se descarrega as aplicações, garantindo que são de fontes credíveis. Embora a Play Store tenha casos de malware enviado para a mesma, ainda é a melhor fonte de instalação de apps para o Android, e a mais segura.
Além disso, deve-se sempre desconfiar de supostas “atualizações” para componentes base do Android, que normalmente são apenas disponibilizadas vias as atualizações oficiais dos dispositivos – e não um site qualquer pela internet.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!