Parece que, a cada dia, novas plataformas integram IA como parte das suas funcionalidades, e essa tendência começa agora a chegar também ao navegador da Mozilla.
A Mozilla confirmou que pretende integrar novas funcionalidades de IA no Firefox, com vista a melhorar a acessibilidade do navegador pelos conteúdos na internet.
Numa recente publicação no Mozilla Hacks, foi confirmado que a empresa pretende começar a usar IA para melhorar a acessibilidade do Firefox, focando-se em ajudar os utilizadores a navegarem melhor pela internet, quando existe dificuldade de o realizar pelos meios habituais.
Por exemplo, a empresa pretende começar a usar IA para identificar os conteúdos de imagens pela internet, de forma a que seja criado um formato de texto legível por ferramentas de leitura do ecrã.
Esta funcionalidade pode ajudar os utilizadores a compreender melhor o contexto de uma imagem, e os seus conteúdos, para quando existe dificuldade visual. A IA é capaz de analisar a imagem e fornecer detalhes do que nela se encontra.
A empresa garante ainda que, com os avanços da tecnologia, agora é possível correr modelos de IA de forma local, garantindo assim também a privacidade dos dados dos utilizadores. Os conteúdos processados por este sistema seriam analisados apenas de forma local, sem serem enviadas informações potencialmente sensíveis para os sistemas externos na cloud.
O Firefox 130, que irá ficar disponível no canal Nightly, deverá ser um dos primeiros a contar com algumas funcionalidades de IA, focadas para a abertura de ficheiros PDF. Este irá contar com um sistema de IA capaz de identificar imagens em ficheiros PDF e criar a descrição das mesmas, usando um modelo de IA local.
A entidade garante que o modelo de IA usa menos de 200 MB de espaço em disco, e permite realizar a tarefa mesmo em sistemas com características modestas de hardware. Tendo em conta as limitações do modelo, este será capaz de criar descrições com uma linha relativamente simples, mas por vezes o necessário para dar contexto às imagens.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!