Durante praticamente todo o ano de 2023, os preços dos discos SSD caíram para valores mínimos recorde, o que certamente foi bastante apreciado pelos consumidores em geral – sobretudo depois de anos anteriores com preços elevados.
No entanto, para o final desse ano, o preço manteve-se inalterado, e em alguns casos até subiu. Apesar disso, espera-se que para os próximos tempos venham a verificar-se ainda mais quedas de preços nos discos SSD em geral – tanto internos como externos.
De acordo com o portal The Chosun Daily, existe atualmente um vasto stock de módulos NAND e de discos SSD disponíveis pela grande maioria dos fabricantes no mercado, o que pode levar a que os preços venham a cair consideravelmente durante os próximos meses.
O relatório da entidade indica que as quatro maiores fabricantes de memórias flash NAND - Samsung, SK Hynix, Kioxia e Western Digital – começaram a aumentar novamente as suas produções. Isto pode fazer com que o preço dos módulos venha a cair durante os próximos tempos, e consequentemente, o preço dos SSD também desça.
Os dados indicam que, em 2023, a Samsung e SK Hynix reduziram a produção de NAND para 20% das suas capacidades totais. A Western Digital também reduziu o valor para cerca de 50% , tendo em conta que não existia vazão suficiente.
Porém, agora que a procura aumentou, as empresas também começaram a adaptar-se. Com o stock ainda existente, espera-se que nos próximos meses de 2024 e inícios de 2025, o preço médio dos discos SSD venha a cair de forma considerável.
Obviamente, estas são boas notícias para quem esteja à procura de adquirir um novo disco SSD ou de montar um novo sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!