1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

disco ssd

 

Ao longo dos últimos meses os preços de discos SSD têm vindo a cair consideravelmente. Apesar de ainda terem uma relação preço por GB superior aos discos mecânicos, a realidade é que estes discos estão cada vez mais baratos para serem adquiridos.

 

De acordo com os últimos dados, ao longo de 2018 foi registada uma queda de 50% no preço final das memórias NAND – utilizadas em discos SSD. No entanto, para 2019 podem ser registadas ainda mais quedas acentuadas nestes preços, com benefícios para os utilizadores finais.

 

De acordo com Simon Chen, presidente da ADATA Technology – empresa dedicada ao desenvolvimento de chips de memórias flash NAND e módulos DRAM – as principais fabricantes no mercado ainda se encontram a expandir as capacidades das suas memórias NAND, pelo que os preços devem vir a ser reduzidos ao longo do próximo ano.

 

Este aumento na capacidade dos chips encontra-se também relacionado com a tecnologia NAND 3D. Esta permite sobrepor módulos de memória, reduzindo o espaço final ocupado pelas mesmas, o custo de produção e elevando as capacidades que podem ser obtidas. Alguns fabricantes conseguem já sobrepor até 96 camadas de memórias NAND, um aumento considerável do que se registava com a tecnologia NAND 2D.

 

nand 3d

 

Apesar das expectativas de queda para o mercado dos SSD, o mesmo não acontece para o mercado das memórias RAM. O custo das memórias DRAM deve manter o mesmo preço que possui atualmente, sem previsões de melhorias nos próximos meses.

Isto poderá ser derivado das poucas alterações que serão efetuadas neste setor sobre a capacidade das memórias, onde não se prevê que venham a aumentar consideravelmente.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech