O YouTube atualizou recentemente a sua política de privacidade, depois de uma onda crescente de críticas à plataforma sobre a falta de controlo de conteúdos criados por IA que se encontram a ser partilhados na mesma.
Com as novas medidas, os utilizadores agora passam a ter ferramentas para notificar a plataforma de vídeos no caso de encontrarem conteúdos que estejam a usar as suas vozes ou imagens, com recurso a vídeos criados por IA. Este formulário permitirá aos utilizadores reportarem as situações, para terem os conteúdos removidos da plataforma.
De acordo com o Youtube, todos os pedidos vão ser manualmente revistos, e caso se verifique realmente ao abuso no uso de tecnologias de IA para criar conteúdos enganadores com vozes ou rostos, estes serão removidos da plataforma.
Embora isto não seja inteiramente um “bloqueio” a que conteúdos criados por IA sejam enviados para a plataforma, certamente que vai ajudar os utilizadores em casos de deepfakes ou de conteúdos enganadores que possam ser enviados para a plataforma, sem autorização.
De notar que esta nova forma de reportar conteúdos irá levar a uma verificação mais exaustiva da plataforma de vídeos. Isto porque, além de apenas verificar se um vídeo retrata a voz ou rosto de uma pessoa, a entidade irá ainda analisar o contexto do mesmo – por exemplo, se o vídeo foi criado para ser enganador ou se é apenas uma paródia.
Se a ferramenta será eficaz ainda é um caso a ver, tendo em conta que é necessário algum tempo para analisar esse ponto.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!