A Samsung recentemente começou a produzir as primeiras amostras de memórias HBM3e para a próxima geração de placas da Nvidia, e agora, a fabricante encontra-se a aguardar a luz verde da Nvidia para começar a produção em massa.
Estes novos módulos de memória focam-se para placas que possuem como objetivo ser usadas para tarefas de IA. A Nvidia é uma das interessadas em usar as mesmas, para adotar em futuras placas dedicadas da empresa para treino de modelos de IA.
Um dos módulos apresentados pela Samsung é o HBM3E 12H, que promete velocidades de transferência de dados até 9.8 Gbps, com capacidade até 32 GB por módulo. Esta deve melhorar consideravelmente a capacidade de processamento de dados.
Alguns rumores davam conta que a Nvidia poderia ter recusado as primeiras amostras de módulos da Samsung, mas o presidente da empresa, Jensen Huang, veio confirmar que as duas empresas ainda se encontram a trabalhar diretamente e que é necessário paciência para desenvolver as novas tecnologias.
Ao mesmo tempo, alguns rumores também indicam que a Samsung conseguiu resolver um problema que levava a temperaturas elevadas nos módulos HBM3e, e que este era o último grande problema nos mesmos que poderia afetar a entrega para a Nvidia.
Neste momento a empresa encontra-se apenas a aguardar a resposta da Nvidia para começar a produção em massa dos módulos, que podem vir a surgir em futuras placas da Nvidia focadas para treino de modelos de IA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!