Segundo um estudo da empresa de segurança BitDefender, cerca de um quarto das ligações WiFi domésticas se encontram desprotegidas e vulneráveis a ataques informáticos.
Segundo o estudo, que teve como base 2.133 redes wireless tanto domésticas como de empresas, cerca de 61% das redes se encontravam bem protegidas, com WPA ou WPA2. No entanto, 19% das redes estariam a utilizar a protecção WEP, que é considerada obsoleta, mas compatível com dispositivos mais antigos.
Segundo o relatório da empresa, «Os equipamentos wireless com credenciais predeterminadas representaram 11% das redes analisadas, e apenas 6 por cento das redes não tinha nenhuma medida de segurança. Finalmente, apenas 3 por das redes analisadas ocultava a sua SSID com o intuito de não aparecer na lista de redes wireless disponíveis».
Quanto as ligações sem fios empresariais, «62 por cento tinham configurações em código WPA/WPA2, enquanto que 15 por cento continuava a usar WEP. No total, 22 por cento das redes investigadas não estavam a usar nenhum mecanismo de código».