A Inteligência Artificial tem vindo a ser usada para os mais variados fins, e cada vez mais surgem novas tecnologias onde esta se encontra integrada. Um dos exemplos encontra-se numa nova tecnologia em desenvolvimento por investigadores da Universidade do Texas, que é capaz de prever terramotos com bastante tempo de antecedência.
Os investigadores conseguiram criar um sistema capaz de prever terramotos com até uma semana de antecedência, e uma taxa de sucesso de 70%. Este sistema usa IA para avaliar as pequenas movimentações diárias na crosta terrestre, e avaliar a possibilidade de um sismo ser sentido com até sete dias de antecedência.
O modelo da IA foi treinado com dados de milhares de terramotos ao longo dos anos, para analisar os pequenos movimentos que ocorrem todos os dias na Terra. Com base nos dados recolhidos, o sistema é capaz de analisar quando um terramoto de maiores dimensões será sentido, até uma semana antes de realmente acontecer.
Os investigadores apontam que ainda existe margem para melhorias no futuro, como modelos mais avançados de treino. Atualmente a taxa de sucesso é considerada elevada, mas ainda possui falsos positivos, e a área que cobre para onde o sismo pode ocorrer é medida em KM. No entanto, isto pode ser suficiente para criar sistemas de alerta importantes para os governos e áreas mais afetadas por estes fenómenos.
Este sistema ainda se encontra em forte desenvolvimento, portanto pode demorar algum tempo até começar a surgir no mercado ou para usos regulares do dia a dia, mas será certamente uma tecnologia que pode ajudar alguns dos locais mais fustigados por sismos, os quais surgem muitas vezes sem aviso.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!