A Internet está em constante crescimento, mas ao mesmo tempo, conteúdos mais antigos podem acabar perdidos no tempo. É a pensar nisso que existem plataformas como a Wayback Machine, onde a única tarefa das mesmas é arquivar o máximo possível da internet, preservando a sua história link a link.
Durante mais de 25 anos esta plataforma encontra-se a registar o máximo de conteúdos da internet possíveis, salvaguardando uma imagem da mesma para a história futura. E agora, a plataforma acaba de confirmar uma nova parceria com a Google, que pode ajudar a permitir o acesso a alguns conteúdos antigos diretamente do motor de pesquisa mais usado do mundo.
O Google agora apresenta a possibilidade dos utilizadores verem diretamente como era um determinado site das pesquisas no passado. A partir da secção “Mais acerca desta página”, que surge no menu dos resultados, é agora visível um novo link que direciona para as versões arquivadas do site no Wayback Machine.
A Google afirma que esta nova funcionalidade pode ser particularmente benéfica para investigadores, que pretendam analisar conteúdos do passado, que estejam inacessíveis, ou simplesmente para ver as mudanças feitas ao longo do tempo.
Curiosamente, esta funcionalidade surge depois da Google ter removido a sua função de “cache” para os resultados de pesquisa, que anteriormente surgia nesta secção. A cache ainda se encontra disponível, para quem ativamente pesquise pela mesma, mas deixa assim de surgir em destaque nas pesquisa da empresa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!