A OpenAI encontra-se a indicar que vários dos seus funcionários encontram-se a ser vítimas de ataques, que parecem ter origem na China e de entidades associadas ao país. A empresa indica que existem grupos de hackers na China focados em realizar ataques contra os funcionários da empresa e de tentarem aceder aos sistemas da mesma.
De acordo com a Bloomberg, a OpenAI tem vindo a registar uma série de tentativas de ataque contra os seus funcionários, a maioria de tentativas de phishing, onde o objetivo parece ser obter acesso aos sistemas internos da entidade.
Os atacantes realizam várias tentativas e práticas para obterem acesso às contas dos funcionários, incluindo links e anexos para conteúdos potencialmente maliciosos.
Segundo a empresa, embora os ataques tenham aumentado, a OpenAI refere que nenhum funcionário foi diretamente afetado ou caiu no esquema. Além disso, foram reforçadas as medidas de segurança e treino para evitar que os mesmos possam cair nestes esquemas.
Muitas das tentativas são bloqueadas ainda antes de chegarem à caixa de entrada dos funcionários da OpenAI, mas ainda existem alguns esquemas que conseguem contornar as regras para tal.
Embora a OpenAI aponte que os ataques possuem origem na China, nenhum grupo em concreto foi indicado, nem assumiu que estaria a tentar realizar estes acessos. Esta informação surge também numa altura importante para a OpenAI, onde esta encontra-se a realizar várias restruturações internas, e pondera começar a passagem de uma empresa sem fins lucrativos para uma entidade comercial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!