1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Um grupo de investigadores do Instituto Politécnico da Universidade de Nova Iorque revelou uma falha no Skype, que permite aos utilizadores mal-intencionados detectarem a localização de qualquer utilizador do serviço.

Segundo o relatório do grupo, «qualquer cibernauta pode utilizar o Skype, e eventualmente outros sistemas de comunicação em tempo real, para monitorizar as deslocações e a partilha de ficheiros de dezenas de milhões de utilizadores identificados».

A falha permite que qualquer utilizador que realize uma chamada no Skype possa conhecer o IP do outro utilizar, somente monitorizando os dados que vai recebendo pelo programa.

Utilizando serviços de geo-localização, este Ip poderá indicar a localização do utilizador.

Os investigadores referem ainda que já alertaram a empresa para o facto, mas que até ao momento não receberam nenhuma resposta. O estudo comprova que até Maio o problema ainda se mantinha.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

Encontrou algum erro neste artigo?
SkySurfer

Mensagem Qua 26 Out 2011 - 19:50 por SkySurfer

Já estou a ver namorados/namoradas com ciúmes a aproveitarem-se desta falha: "Estás aonde amor?" -"Estou em casa querida" -Ela vê que ele está noutro sítio e através desta falha de segurança obtém a morada exacta. Passado 15 minutos lá está ela a bater à porta da morada em questão. Lolol Violino
DJPRMF

Mensagem Qui 27 Out 2011 - 11:46 por DJPRMF (Conectado)

Mas acho que se estão a esquecer de um pormenor (pelo menos na maioria das operadoras nacionais)...

Estas ferramentas de localização por IP fornecem a morada do servidor da empresa, e não do cliente. no meu caso (moro em Coimbra e tenho Internet da Zon), ao utilizar estas ferramentas o IP está atribuído a uma morada em Lisboa.

mas noutros países não sei... Razz
SkySurfer

Mensagem Qui 27 Out 2011 - 21:36 por SkySurfer

Hehe Também moro em coimbra e a minha net tb é da zon, não sabia que tinha um ip sediado em lisboa lol
DJPRMF

Mensagem Qui 27 Out 2011 - 21:38 por DJPRMF (Conectado)

http://www.infosniper.net/

O meu mudou e agora está no porto...
Se fosse assim não iam a lado nenhum nem descobriam onde vivia... Razz
SkySurfer

Mensagem Sex 28 Out 2011 - 19:25 por SkySurfer

A mim dá mesmo em Coimbra Very Happy Já agora, obrigado por partilhar este link da infosniper. Dá-me jeito. Abraço
SkySurfer

Mensagem Sex 28 Out 2011 - 19:57 por SkySurfer

Reparei agora que este ip é o do router apenas, não discriminando os ips de cada computador individualmente, visto haver vários computadores cá em casa gostaria de colocar as seguintes questões:
1) como saber os ips de cada computador dentro da minha rede
2)aquele ip que é fornecido, por exemplo pelo infosniper que forneceu é o único ip visível na net e não o do computador/es?
3)como ver na minha rede doméstica que computadores estão ligados neste momento?

Obrigado pelos esclarecimentos. Grande abraço
DJPRMF

Mensagem Sex 28 Out 2011 - 21:33 por DJPRMF (Conectado)

1SliperJoe escreveu:Reparei agora que este ip é o do router apenas, não discriminando os ips de cada computador individualmente, visto haver vários computadores cá em casa gostaria de colocar as seguintes questões:
1) como saber os ips de cada computador dentro da minha rede
2)aquele ip que é fornecido, por exemplo pelo infosniper que forneceu é o único ip visível na net e não o do computador/es?
3)como ver na minha rede doméstica que computadores estão ligados neste momento?

Obrigado pelos esclarecimentos. Grande abraço

Bem, o melhor seria abrir um topico com estas questões, para mais detalhe.

mas:
1- pode ver o IP de cada PC dentro das janela "estado" da rede, na opção detalhes.
2- O IP que aparece nesse site é o IP externo, ou seja, o que é sempre utilizado fora da sua rede.
3- O router deve ter algumas informações. Mas tambem pode verificar na própria secção "Rede" dentro do Windows. Smile
SkySurfer

Mensagem Sex 28 Out 2011 - 23:33 por SkySurfer

Sim irei abrir um tópico sobre esta questão, pois há coisas que gostaria de saber, mas para já e depois de ler a explicação já fiz o que queria Smile Obrigado DJPRMF.

Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech