A Microsoft vai ser formalmente investigada pela Federal Trade Commission (FTC), nos EUA, depois de várias denúncias de práticas anticompetitivas no mercado, envolvendo as suas plataformas e serviços.
A FTC confirmou que vai iniciar uma investigação à empresa, onde a Microsoft é acusada de vários casos de abuso de posição dominante no mercado e de realizar práticas para aproveitar tal posição, usando os seus próprios serviços.
Um dos focos encontra-se a nível do setor empresarial, e na forma como a empresa integra a suite de produtividade com a de segurança, juntamente com as ofertas de serviços cloud.
Estas medidas, segundo as acusações, levam a impactos para os principais rivais, e reduzem o espaço de atuação de outras entidades nestes setores. A empresa é ainda acusada de aplicar táticas abusivas para manter os clientes nas suas próprias plataformas, dificultando tarefas como a migração.
De momento a FTC encontra-se apenas na fase de investigação, onde irá analisar se as práticas foram ou não realizadas. Nenhuma das partes deixou comentários sobre a investigação.
Porém, caso a Microsoft seja acusada das mesmas, pode vir a enfrentar pesadas coimas, a que se juntam ainda grandes alterações na forma como as suas plataformas funcionam e os serviços são fornecidos, criando formas de não prejudicar outras entidades rivais nos diferentes setores onde atua.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!