Existe um bug que se encontra presente nas recentes atualizações do Windows 10 e 11, que em certos casos, pode levar o cursor do rato a ficar branco ou até mesmo invisível, durante alguns segundos, quando se coloca o mesmo sobre campos de texto no navegador.
Este bug ocorre sobretudo em navegadores baseados em Chromium, e foi confirmado como tendo sido uma recente mudança feita pela Microsoft no sistema. Embora alguns utilizadores tenham confirmado que o bug existe faz mais de dois anos, apenas de forma recente começou a afetar um número mais elevado de utilizadores.
Felizmente, a correção do bug é bastante simples, embora envolva algumas mudanças a nível do registo do sistema. Estas devem ser relativamente simples, e praticamente qualquer utilizador as pode realizar, ainda assim deve-se ter atenção na tarefa.
Para corrigir o problema, deve-se seguir estes passos:
1- Pressionar o atalho WIN+R, e escrever regedit para iniciar o Editor de registo do Windows.
2- Na barra de endereço, colocar “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Dwm”
3- Numa parte em branco das chaves, carregar com o botão direito do rato, e escolher Novo > Valor DWORD (32 bits).
4- Colocar o nome “OverlayTestMode” na chave.
5- Alterar o valor de 0 para 5
Feito isto, pode ser necessário reiniciar o sistema para aplicar as mudanças. Depois disso, a alteração deve ter sido realizada, e o cursor do rato deve deixar de desaparecer automaticamente quando se usa navegadores baseados em Chromium.
Para quem não pretenda alterar o registo do Windows, uma alternativa passa por usar um cursor diferente do padrão do Windows, o que pode ser alterado nas configurações de personalização do sistema. O bug não ocorre quando é usado um cursor personalizado do rato, fora do padrão do Windows.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!