O governo da Rússia baniu a mineração de criptomoedas em dez regiões, por um período de seis anos. De acordo com algumas fontes externas, o governo terá aplicado as restrições citando questões associadas com o uso elevado de recursos energéticos.
As autoridades russas consideram que a mineração de criptomoedas usa um valor consideravelmente elevado de energia, algo que será certamente uma realidade. Atualmente, os dados mais recentes apontam que a mineração de criptomoedas é associado a 2.5% do uso de energia nos EUA.
A partir de 1 de Janeiro de 2025, e até 15 de Março de 2031, a mineração de criptomoedas em dez regiões russas encontra-se proibido. Quem tentar contornar a limitação pode sofrer pesadas coimas por parte das autoridades locais.
A medida aponta ainda que podem ser aplicados bloqueios em outras regiões, dependendo do uso de energia nas mesmas e dos picos de uso em certas alturas do ano. No entanto, este bloqueio pode ser alterado no futuro, e até mesmo durante o seu período de vigência, caso as autoridades verifiquem mudanças no fornecimento de energia que permitam tais atividades.
De relembrar que a mineração de criptomoedas é legal na Rússia apenas desde 1 de Novembro, tendo em conta que o governo e autoridades locais mantiveram a prática sobre algumas questões nos últimos anos. Quem pretenda minerar criptomoedas deve ainda registar-se junto das autoridades e obter permissão para tal atividade.
De relembrar que a Rússia ainda permite o uso de criptomoedas, sobretudo para transações externas, como forma de contornar algumas das sanções aplicadas derivado da invasão da Ucrânia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!