O mercado das memórias DRAM encontra-se a passar por algumas mudanças, e estas podem vir a ser sentidas em breve. Já no início de 2025 espera-se que o mercado venha a sofrer algumas mudanças, e uma delas pode vir a ser sentida no preço.
Segundo revelam as previsões da TrendForce, as memórias DRAM para computadores pessoais, servidores e gráficas podem vir a sofrer quedas de preços com o começo de 2025. As previsões apontam para quedas entre 8 e 13% nos preços, para memórias DDR4, tendo em conta que muitas fabricantes na China optaram por aumentar a produção, mas estão a verificar baixas vendas finais.
Embora as vendas de módulos DDR5 tenha vindo a aumentar, as DDR4 ainda são as líderes de vendas atualmente, pelo que será onde as mudanças de preços podem vir a ser mais sentidas.
Também a nível de servidores podem vir a ser sentidas quedas, com os preços das memórias a caírem consideravelmente. Isto ocorre porque a maioria dos fabricantes de DRAM para servidores encontram-se agora a focar em adaptações das tecnologias para IA.
Quanto aos módulos de memória para placas gráficas, os preços devem cair entre 5 a 10%, novamente, por uma produção elevada face às vendas finais. Desta forma, poderemos vir a ter placas gráficas com custos ligeiramente inferiores – pelo menos para produção. Se estas quedas vão ser sentidas nos preços finais das placas para os consumidores ainda será algo a ver.
No entanto, estas mudanças indicam que, em geral, o mercado das memórias DRAM devem passar por quedas de preços com o começo do próximo ano, sendo que algumas destas quedas podem vir a converter-se em preços mais baratos para os consumidores nos primeiros meses do próximo ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!