A xAI tem vindo a adicionar novas funcionalidades para o Grok, e uma das mais recentes acaba agora de ficar disponível para os utilizadores em geral na plataforma. O Grok acaba de receber a capacidade de analisar imagens que sejam enviadas para a plataforma.
Com esta nova funcionalidade, o sistema de IA da xAI pode analisar as imagens, e retirar um conjunto de informações das mesmas, que podem ser usadas para fornecer mais contexto para os pedidos feitos pelo sistema. De notar que a novidade encontra-se disponível até para utilizadores com a versão gratuita do Grok – sem que tenham uma conta premium da X.
As imagens podem ser enviadas diretamente para o Grok como forma de fornecer mais contexto sobre as mesmas, e sobre os pedidos que sejam feitos, ou para tentar identificar objetos e pessoas nas mesmas.
Também pode ser usado em conjunto com o sistema de criação e edição de imagens do Grok, permitindo realizar pequenas alterações na imagem original – por exemplo, alterando certas cores ou aplicando diferentes efeitos a pedido.
O sistema pode ainda compreender o texto que se encontra nas imagens, o que pode ajudar a retirar conteúdo do mesmo, seja para apresentar num formato possível de se copiar ou para dar mais contexto às questões. Em texto que seja relacionado com links, estes são também convertidos como tal.
Embora o sistema esteja disponível para todos os utilizadores do Grok, quem usa o mesmo com contas gratuitas da X vai ter algumas limitações, sendo apenas possível analisar até três imagens por dia, e não existe suporte ao envio de ficheiros PDF. Estes limites são removidos para quem tenha contas Premium.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!