Com todo o foco em novos modelos de IA, existe agora uma tendência de se fazer promessas que nem sempre são seguidas, com as previsões a saírem fora do que era inicialmente esperado.
Durante o Verão do ano passado, Elon Musk, fundador e CEO da xAI, tinha referido que o modelo do Grok 3 iria ficar disponível até ao final do ano de 2024. Este novo modelo iria contar com capacidades de processamento ainda mais avançadas, e seria um dos maiores avanços feitos no modelo dos últimos anos.
Em Julho, Musk indicava que o Grok 3 iria ser treinado por mais de 100 mil gráficas H100, e que seria “algo especial”. O mesmo indicou ainda que o lançamento estava previsto de acontecer até ao final desse ano, e que quem teria acesso ao Grok poderia testar o mesmo.
No entanto, agora que estamos já nos primeiros dias de 2025, o Grok 3 não foi lançado e não existem mesmo previsões de tal acontecer. Na realidade, os rumores mais recentes apontam antes que a xAI pode lançar o Grok 2.5 primeiro, um modelo intermédio.
Com esta ideia, Musk parece ter falhado novamente as previsões para o futuro do Grok – algo pelo qual o mesmo é já bem conhecido. No entanto, é também importante referir que nem sempre estas previsões são corretas, e existe muito trabalho a ser feito antes de lançar o modelo para o público em geral.
O mais interessante deste caso será que o Grok 3 é apenas o mais recente exemplo de previsões para novos modelos de IA que falharam as datas previstas. Tanto a Google como a OpenAI também verificaram alguns atrasos em lançarem os seus mais recentes modelos de IA, adiando os mesmos por algum tempo.
Conforme as tecnologias de IA vão sendo melhoradas, e os modelos LLM ficam cada vez mais complexos, também se torna mais complicado de lançar novas versões que vão dentro das expectativas de muitos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!