1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Meta com censura

Faz alguns anos que diversas plataformas sociais têm vindo a lidar com desinformação, algo que se agravou desde 2016, quando Donald Trump entrou pela primeira vez na Casa Branca. A Meta foi uma das plataformas que aplicou medidas para combater esta desinformação, em parte através de um sistema de verificação de factos.

No entanto, agora a empresa afirma que este formato possui algumas falhas, e prepara-se para aplicar um formato de verificação diferente. Mark Zuckerberg veio confirmar que o sistema de verificação de factos atualmente disponível nas suas plataformas não é eficaz, e que se encontra aberto a poder ter bias político com base nas verificações feitas.

Com isto, a Meta prepara-se agora para transitar para um sistema de verificação comunitário, algo parecido com o que foi aplicado na X. Este sistema vai começar a ser aplicado inicialmente nos EUA, antes de se expandir para outras regiões.

Zuckerberg afirma que o conceito de liberdade de expressão encontra-se a mudar, e que a Meta precisa de se adaptar a essa ideia. Esta ideia passa por realizar algumas alterações na mesma, que inclui a forma como os conteúdos são verificados dentro da mesma.

Invés de usar um sistema de verificação dedicado externo, a Meta vai começar a usar um sistema comunitário, onde são os próprios utilizadores a aplicarem sistemas de verificação de factos nos conteúdos partilhados. Este sistema terá um funcionamento parecido com o que se encontra atualmente na X.

A Meta afirma que irá trabalhar com o governo dos EUA para aplicar medidas contra a crescente onda de censura, que tem sido sentida em várias plataformas. A ideia de Zuckerberg será ter uma plataforma onde os utilizadores podem interagir diretamente entre si, e partilhar ideias de forma livre e direta.

Por agora, ainda se desconhecem detalhes de como a Meta espera aplicar estas alterações, mas é possível que algumas mudanças venham a ser verificadas em breve. O sistema de verificação comunitária de factos deve começar a surgir para utilizadores nos EUA durante as próximas semanas.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech