A Dell confirmou que vai deixar de lado as suas marcas icónicas XPS e Inspiron, numa tentativa de simplificar as suas linhas de produtos.
Estas duas submarcas da Dell são algumas das mais conhecidas no mercado dos computadores portáteis, e durante anos foram a referência na mesma. Sobretudo a XPS, esta praticamente é considerada por muitos como uma marca por si mesma.
No entanto, de acordo com a Bloomberg, a Dell encontra-se a preparar para um rebranding, onde irá deixar de usar estas duas submarcas e passará a adotar uma estrutura mais simples. Invés das mesmas, a Dell pretende usar a sua própria marca associada com os termos “Pro” e “Max”. Ou seja, os novos modelos seriam lançados como Dell Pro ou Dell Pro Max.
Jeff Clarke, COO da Dell, a ideia será tornar a linha de produtos da empresa mais simples e minimalista, focando-se nas marcas que são realmente importantes para os consumidores, e ajudando a fazer a escolha acertada para o produto certo. A mesma pretende ainda evitar confusões na hora de escolher a marca certa, ou de atribuir o nome a um dos produtos da mesma – que nem sempre é o mais claro e consistente.
Quanto ao facto que a Dell encontra-se a retirar as ideias de nomes da Apple, o COO aponta que esta mudança foi tida em conta com o feedback dos clientes da Dell e vários estudos internos.
De notar que esta simplificação não é algo inteiramente novo. Muitas empresas estão a optar por deixar de lado algumas das suas submarcas mais icónicas para adotarem sistemas mais simples – um dos exemplos encontra-se na Intel, que deixou de usar os termos “i” antes do nome dos seus processadores em 2023.
Ou, talvez mais destacado, a mudança do Twitter para X, que Elon Musk realizou pouco depois de ter adquirido a plataforma – embora ainda exista uma grande comunidade de utilizadores que a tratam por Twitter.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!