1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Apple smartphone logo no ecrã

 

Depois da Apple ter sido recentemente acusada de usar os dados da Siri para efeitos de publicidade, sem autorização dos utilizadores, agora a empresa veio deixar mais informações sobre este caso e a sua parte da resposta.

 

De acordo com a Apple, esta nunca usou qualquer dado da Siri para criar um perfil de publicidade dos utilizadores, nem terá vendido essa informação a terceiros ou até mesmo partilhado de forma gratuita. Estas recentes declarações da empresa pretendem reafirmar a posição da empresa sobre a privacidade oferecida pela Siri.

 

Recentemente a Apple decidiu pagar 95 milhões de dólares num caso associado com a empresa, e mais concretamente com o sistema da Siri. O caso apontava que os dados usados na Siri estariam a ser usados internamente pela Apple para criar um perfil dos utilizadores, e que algumas informações poderiam estar mesmo a ser vendidas para terceiros, de forma a criar um perfil de publicidade. O caso surgiu em 2019, depois de um report do portal The Guardian, mas veio agora a uma conclusão.

 

No entanto, a Apple continua a reafirmar a sua posição, indicando que todas as indicações deixadas no caso não são verdadeiras. A Apple garante nunca ter usado qualquer informação da Siri para fins de publicidade ou para criar perfis de marketing dos utilizadores.

Ao mesmo tempo, a empresa alega nunca ter vendido qualquer informação do sistema da Siri, a terceiros, e que se encontra a trabalhar continuamente em melhorar o sistema de privacidade da assistente virtual.

 

A resposta do lado da Apple não será muito surpreendente, tendo em conta que é a posição de praticamente todas as grandes empresas no que respeita à recolha de dados para fins de publicidade. A Meta é um claro exemplo disso, que faz anos possui rumores de usar dados e conversas dos utilizadores para criar um perfil de publicidade dos mesmos – algo que nunca foi verdadeiramente confirmado, e a Meta continua a negar.

 

Embora a Apple possa não estar diretamente a fornecer dados da Siri para fins de publicidade, a realidade é que os anunciantes usam informação de diferentes fontes para criarem perfis personalizados de publicidade de cada utilizador, não sendo muito complicado usar outras informações dos mesmos para este fim – como a localização, sites que visitam, entre outros.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech