Com as alterações feitas na X e nas plataformas da Meta, muitos utilizadores encontram-se a procurar alternativas para usarem as suas redes sociais, e uma das principais atualmente é o Bluesky. Esta plataforma, vista como uma alternativa da X, é atualmente uma das mais vistas por quem pretende algo “diferente”.
Nas últimas semanas, o volume de novos utilizadores a registarem-se na plataforma tem sido bastante elevado, mas com isso surge também mais pressão para a moderação da plataforma, que necessita de combater certos comentários e conteúdos que também começaram a surgir com mais frequência.
No seu relatório de moderação, respeitante a 2024, os dados indicam que a plataforma cresceu para 23 milhões de utilizadores para mais de 26 milhões, tudo num espaço de apenas alguns meses. Ao mesmo tempo, a equipa de moderação recebeu mais 17 vezes o número de relatórios sobre conteúdos prejudiciais em comparação com 2023 – 6.48 milhões em 2024, comparando com os 358 mil de 2023.
A maioria dos relatórios foram para conteúdos considerados como assédio, abuso ou trolling, bem como spam e conteúdo enganador – o que inclui contas falsas a fazerem-se passar por personalidades conhecidas, um problema que ainda afeta a plataforma.
O relatório indica ainda que a equipa de moderação aumentou para mais de 100 pessoas, e que o processo de contratação para a mesma continua a aumentar. Espera-se que sejam feitas melhorias no começo de 2025.
A plataforma afirma ainda ter respondido a 146 pedidos das autoridades, tendo recebido 238 pedidos no total o ano passado.
Por fim, o relatório indica ainda que a plataforma espera realizar algumas mudanças na forma como os utilizadores podem reportar os conteúdos, e como estes serão geridos pela moderação, para tornar o processo mais transparente e eficiente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!