A Google encontra-se a lançar uma nova forma das grandes empresas partilharem rapidamente extensões para o Chrome de forma dedicada, com a nova Chrome Web Store para grandes entidades.
Esta nova plataforma permite que as empresas possam criar as suas próprias “Chrome Web Store”, com extensões do Chrome que sejam para uso interno, ou que tenham alguns requisitos específicos. A ideia será ter uma plataforma centralizada onde se podem colocar extensões dedicadas para uso interno das empresas.
Esta novidade surge numa altura em que a Chrome Web Store tem sido bastante usada para partilhar extensões maliciosas, e até mesmo algumas das existentes são modificadas por versões maliciosas pelas contas de administradores das mesmas que foram comprometidas.
A funcionalidade já tinha sido apresentada pela Google em Outubro do ano passado, mas agora deve começar a chegar para ainda mais entidades. Esta permite que os funcionários tenham menos risco de descarregar extensões maliciosas ou comprometidas, e tenham acesso a um repositório de extensões que sejam “aprovadas” para uso.
Ao mesmo tempo, a Chrome Web Store pode ser inteiramente personalizada com o branding da entidade, tornando a experiência mais familiar.
Nas extensões que sejam fornecidas diretamente para os utilizadores de fontes externas, a plataforma integra ainda uma contagem do risco associado com a instalação, por análise da plataforma Spin.
Por fim, a Google revelou ainda que, até ao final do ano, pretende fornecer uma funcionalidade que permite aos administradores de grandes empresas terem uma forma de remover as extensões diretamente dos navegadores dos funcionários – quando estes estejam no perfil da empresa. Desta forma, pretende-se melhorar ainda mais a segurança dos utilizadores e das entidades.
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