As criptomoedas começaram a semana em queda, depois das novas taxas aplicadas pelo governo dos EUA ao Canadá, México e China. Praticamente todas as criptomoedas registaram quedas derivadas das novas taxas aplicadas pelo presidente Donald Trump, afetando os mercados em geral.
O Bitcoin sofreu uma queda de quase 8%, chegando a atingir o valor de 92.500 dólares por unidade – depois de ter ultrapassado a linha dos 100 mil dólares por unidade. A tendência foi igualmente sentida no Ethereum, que perdeu quase 20% do seu valor, ficando abaixo dos 2500 dólares por unidade. A Solana caiu 7%, para os 193 dólares, e a XRP teve uma das maiores quedas do mercado, de 23%, para os 2 dólares.
Estas quedas começaram a ser registadas depois de Donald Trump ter anunciado as novas taxas de 25% sobre produtos do Canadá e México, além de 10% para produtos da China. A ideia do mesmo será que estas taxas podem ajudar a combater a imigração ilegal e a crise de fentanil.
No entanto, vários analistas apelidam a mesma de uma das “guerras comerciais mais parvas” da história. Trump deixou ainda a ideia que as mesmas taxas podem ser aplicadas também à União Europeia, embora nada concreto tenha sido apresentado para já.
Apesar disso, a Comissão Europeia já prometeu que vai retaliar caso tal medida seja aplicada – e o Canadá já anunciou novas taxas de retaliação face às medidas do governo dos EUA.
As quedas dos mercados das criptomoedas foram igualmente sentidas na memecoin TRUMP, que o presidente lançou poucas horas antes da entrada na Casa Branca. Depois do anúncio das medidas, o valor da memecoin caiu cerca de 12%.
Como sempre, o mercado das criptomoedas é bastante volátil, mas os analistas apontam que o Bitcoin pode vir a recuperar. Tendo em conta a história, a criptomoeda enfrenta sempre quedas na incerteza, mas acaba eventualmente por recuperar depois da pressão e incerteza inicial.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!