O governo do Reino Unido encontra-se a pretender que a Apple crie um “backdoor” no iCloud, que iria permitir às autoridades acederem a dados encriptados na plataforma de qualquer utilizador.
A medida pretende contornar as encriptações aplicadas pela Apple nos seus sistemas, sobretudo na informação que se encontra assente sobre o Advanced Data Protection, um programa da Apple focado em garantir segurança máxima para dados pessoais e sensíveis dos utilizadores.
Este sistema usa encriptação ponta a ponta para a transferência de dados considerados sensíveis dos utilizadores, como é o caso de backups do iCloud ou das mensagens. Desta forma, nem mesmo a Apple pode ter acesso aos dados, tendo em conta que apenas as duas partes associadas ao envio dos dados teriam acesso à chave para desencriptar os mesmos.
No entanto, as autoridades do Reino Unido encontram-se a apontar uma lei, criada em 2016, que força as empresas a colaborarem no fornecimento de dados com as autoridades, a pedido das mesmas, nomeadamente no acesso a dados encriptados. As autoridades pretendem que a Apple crie uma forma das autoridades acederem aos dados dos clientes da empresa.
A Apple encontra-se sobre uma forte pressão face a esta medida. Por um lado, caso permita o acesso das autoridades, encontra-se a contornar uma proteção da privacidade e segurança dos dados de todos os clientes do iCloud – e de praticamente todos os utilizadores de dispositivos da Apple. Por outro, caso não siga as medidas, pode enfrentar as consequências junto dos tribunais do Reino Unido.
Ao mesmo tempo, caso a Apple ceda, não terá de informar os utilizadores quando os seus dados forem acedidos pelas autoridades, o que levanta ainda mais problemas na privacidade e segurança dos mesmos sobre a infraestrutura da Apple.
De notar que as autoridades não estão focadas apenas na Apple. A Google encontra-se a enfrentar uma decisão similar, tendo em conta que os backups realizados pelo Android encontram-se encriptados ponta a ponta praticamente desde 2018.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!