Não é novidade que a Microsoft tem vindo a tentar colocar mais IA dentro do Windows, bem como a quase obrigar os utilizadores a terem uma conta da Microsoft para poderem usar algumas das suas funcionalidades.
No entanto, a mais recente atualização do sistema veio trazer algumas mudanças que estão a surpreender alguns. Como se sabe, a Microsoft tem introduzido várias novidades no Windows focadas em IA, onde o Copilot é o centro de tal.
Algumas dessas funcionalidades encontram-se agora a chegar também ao Bloco de Notas, que passou de ser uma simples aplicação para Notas rápidas, e agora pode integrar IA diretamente no mesmo. No entanto, existe um “se” no meio dessa tarefa.
Alguns utilizadores estão a ser surpreendidos ao abrirem o Bloco de Notas, para verem que agora é indicada a necessidade de uma conta da Microsoft para usar certas funcionalidades de IA. Em causa encontram-se as novas ferramentas para usar o Copilot no Bloco de Notas, para reescrever ou alongar textos no mesmo.
Na sua base, o Bloco de Notas continua a ser inteiramente gratuito, e os utilizadores do Windows 11 podem usar o mesmo sem qualquer restrição, mas para quem pretenda usar as funcionalidades de IA, agora necessitará de colocar uma subscrição associada com a sua conta da Microsoft – e o ecrã para realizar o login com a conta será apresentado ao tentar usar as mesmas.
Embora alguns utilizadores considerem que o pop-up apresentado na aplicação não é, tecnicamente, publicidade, a realidade é que será mais uma forma de incentivar os utilizadores a associarem as suas contas da Microsoft com a aplicação mais simples que existe dentro do Windows 11.
Esta novidade deve começar a surgir em mais utilizadores durante as próximas semanas, conforme a atualização venha também a ser disponibilizada para novos sistemas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!