Com cada vez mais tecnologias de IA a surgirem no mercado, estas começam também a chegar para os grandes estúdios de videojogos. E ao que parece, a Microsoft é uma das empresas que pretende começar a usar IA generativa para os seus videojogos a serem lançados.
Durante uma recente apresentação, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, confirmou que a empresa encontra-se a explorar novas formas de usar a IA para a criação de jogos. Um dos exemplos encontra-se em usar o modelo Muse, que a Microsoft revelou durante a semana passada.
O Muse pode ser usado para criar gráficos e realizar experiências dentro dos jogos, e a Microsoft pretende começar a implementar o mesmo em larga escala, para criar novos conteúdos no mercado. O Muse foi criado usando dados treinados do jogo Bleeding Edge de 2020, um título que, na altura do seu lançamento, não recebeu grande atenção, mas foi o palco de testes para a Microsoft no campo da IA.
O CEO da Microsoft confirmou que pretende usar este modelo em futuros jogos, e aplicar as suas tecnologias para melhorar a jogabilidade em geral. É possível que algumas novidades venham a surgir em breve para algumas das criações da empresa.
O uso de IA generativa no mercado dos videojogos tem sido um tema de debate controverso, com algumas partes a indicarem que pode ajudar a melhorar os títulos, enquanto outros consideram que retira a criatividade dos mesmos e as possíveis perdas derivadas do uso da tecnologia.
Recentemente, o CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, demonstrou-se também aberto ao uso de IA, tendo indicado que a tecnologia não deve levar à perda de postos de trabalho, e na realidade, pode mesmo levar a um aumento das contratações.
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