Aparentemente, embora a Apple esteja a focar-se consideravelmente em melhorar as suas tecnologias de IA, parece que ainda se encontra a enfrentar alguns problemas para tal. E isto será de tal forma notável que pode mesmo vir a atrasar futuros lançamentos da empresa.
Segundo os mais recentes rumores, deixados pelo analista Mark Gurman, a Apple encontra-se a verificar atrasos nas implementações de algumas funcionalidades da Apple Intelligence no sistema, que podem vir a causar atrasos no lançamento das mesmas – e até podem vir a “saltar” a chegada do iOS 19.
Entre estas encontra-se a integração da Apple Intelligence com a Siri, algo que a Apple estaria a trabalhar desde 2023. Isso poderia passar pela criação de um modelo LLM focado especificamente para a Siri, e que iria aproveitar as capacidades da mesma dentro do ecossistema da Apple.
No entanto, as novas informações dão conta que a tecnologia ainda se encontra algo “crua”, e que pode demorar mais do que a Apple previa para ser implementada no mercado. Algumas melhorias podem ser integradas já no iOS 19, mas ainda seria de forma limitada. A grande mudança apenas iria acontecer com o iOS 20, e seria onde a Siri poderia ganhar mais capacidades graças à IA, e teria ainda mais capacidades de conversação.
Esta ideia é algo que também é partilhado por muitos funcionários da empresa, com até mesmo engenheiros da divisão de IA da Apple a considerarem que os avanços apenas podem chegar com o iOS 20.
Além disso, outro ponto de problemas encontra-se no uso efetivo das tecnologias da Apple Intelligence. Os dados internos da Apple parecem apontar que os utilizadores não estão a adotar em massa as novas tecnologias de IA, apesar de todos os investimentos feitos pela Apple nas mesmas. Isto pode fazer com que o desenvolvimento de novidades seja abrandado com o iOS 19.
Os dados parecem indicar que o número de utilizadores a usarem ativamente a Apple Intelligence ainda se encontra abaixo do que a Apple previa para esta altura, e que isso parece ser um centro de problemas internos para a empresa.
Enquanto isso, outras entidades rivais, como a Samsung, continuam a apostar em força na tecnologia de IA, e espera-se que futuras atualizações dos seus dispositivos venham a ser centradas fortemente no uso da IA e nas suas capacidades.
A Apple tem sido alvo conservadora na forma como integra a IA na sua plataforma, e isso pode ter sido um dos motivos para a tecnologia ainda não estar a ser ativamente usada pelos consumidores finais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!