Durante a última edição do This Week in Plasma, a equipa de desenvolvimento do KDE Plasma revelou algumas das novidades que estão previstas de chegar no KDE Plasma 6.4, a nova versão programada do ambiente de trabalho para distros Linux.
O KDE Plasma 6.4 espera-se que seja uma das maiores atualizações dos últimos tempos para o ambiente, e deverá trazer consigo grandes novidades em várias áreas. Este deve contar com um conjunto de novas aplicações nativas, que poderão ajudar a monitorizar ainda mais o sistema, e a garantir que os utilizadores podem personalizar o mesmo ao seu gosto.
A aplicação de Discos e Dispositivos do sistema deve contar com uma nova funcionalidade, capaz de identificar novos discos ligados ao sistema, e verificar os mesmos por erros, oferecendo ainda a possibilidade de os reparar mais rapidamente.
O KDE Plasma 6.3.3 veio trazer consigo várias correções de bugs e outras falhas, identificadas nas versões anteriores do mesmo. Esta ideia deve passar também na versão 6.4, que irá integrar um conjunto de melhorias para algumas das funcionalidades nativas do ambiente.
A versão deve ainda contar com a capacidade dos utilizadores escolherem se pretendem que o Gestor de Tarefas tenha os indicadores de áudio ativos ou não. Dentro das definições do sistema, a secção de “Acerca do sistema” deverá apresentar ainda mais detalhes sobre o sistema onde o ambiente se encontra, podendo ajudar os utilizadores a encontrarem mais rapidamente a informação que realmente pretendem do mesmo.
Por fim, a equipa garante ainda que foram realizadas várias melhorias do código base, para otimizar tanto o desempenho como a estabilidade do KDE Plasma, e para corrigir vários bugs identificados nas últimas semanas sobre as versões de teste.
Por agora ainda se desconhece quando a versão final do KDE Plasma 6.4 será efetivamente lançada, mas tendo em conta todas as novidades reveladas, não deverá encontrar-se muito distante de acontecer. Espera-se que o lançamento venha a ser feito nas próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!