A equipa de desenvolvimento do ambiente GNOME acaba de confirmar a mais recente versão do mesmo, o GNOME 48. Esta versão chega com um vasto conjunto de novidades e ainda mais melhorias focadas para o desempenho e estabilidade.
Por entre as maiores alterações do sistema encontra-se no novo sistema de stack de notificações, que permite agrupar as notificações da mesma app dentro de um grupo expansível, tornando mais simples a tarefa de organizar as mesmas.
Foram ainda feitas melhorias a nível gráfico, onde agora o sistema aproveita melhor o buffer gráfico para fornecer animações suaves. Foram ainda feitas otimizações no motor gráfico do JavaScript da GNOME, que deve reduzir o uso de processador e da RAM.
O sistema de indexação de ficheiros foi igualmente melhorado para realizar as suas tarefas mais rapidamente e com menos recursos usados. E, por fim, o Gestor de Ficheiros foi igualmente otimizado para tirar melhor proveito dos recursos existentes.
Quanto a novas aplicações, o Visualizador de Imagens foi atualizado com novas ferramentas de edição, e conta com suporte melhorado para imagens RAW e meta dados XMP.
Pela primeira vez em anos, o sistema teve também a sua fonte principal alterada, passando agora para o Adwaita Sans na interface em geral, e Adwaita Mono para terminal e código.
Foram feitas melhorias no sistema de gestão da bateria, que permite limitar o carregamento a 80% para aumentar a durabilidade da bateria. O suporte a ecrãs HDR foi igualmente melhorado com novas funções de controlo de brilho integrado.
O GNOME 48 deve começar a ser integrado em futuras distribuições do Linux, portanto esta será uma das melhores formas de experimentar o mesmo. Para os aventureiros, existe sempre a possibilidade de instalar a versão mais recente de forma manual.
Espera-se que um dos primeiros sistemas a contar com a nova versão venha a ser o Fedora 42 e o Ubuntu 25.04.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!