1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Telegram sobre fogo

 

As falhas zero-day são das mais preocupantes para qualquer software, visto que podem permitir a realização de ataques e são desconhecidas das entidades responsáveis por esses sistemas.

 

No entanto, uma empresa com ligações ao governo russo encontra-se agora a tentar obter falhas que permitam atacar a plataforma de mensagens segura Telegram. A empresa Operation Zero, que é conhecida por trabalhar exclusivamente com o governo russo, encontra-se a oferecer até 4 milhões de dólares a quem conseguir fornecer uma falha zero-day para o Telegram.

 

A entidade encontra-se a distribuir este valor sobre diferentes categorias, dependendo do grau de impacto na plataforma. Serão oferecidos 500 mil dólares a quem fornecer a base para realizar ataques de exploração de código remoto “one click”, onde não existe praticamente intervenção das vítimas. Será oferecido 1.5 milhões de dólares para ataques similares mas “zero click”, onde não exista qualquer interação das vítimas.

 

O valor final de 4 milhões de dólares será oferecido a quem disponibilizar falhas que possam levar a comprometer contas e mensagens dentro do Telegram e os dispositivos associados.

 

De notar que empresas como a Operation Zero tendem a adquirir falhas em software popular no mercado, muitas vezes para as revenderem a valores mais elevados, que podem depois ser usados para ataques. Esta venda pode acontecer tanto para entidades associadas com governos, como também para grupos de hackers.

 

Tendo em conta que a entidade possui fortes ligações ao governo russo, acredita-se que a mesma encontra-se a tentar obter as falhas para vender as mesmas a esta entidade, que podem depois ser usadas para ataques contra a plataforma.

 

Curiosamente, a entidade pretende apenas falhas focadas o Telegram, o que indica que pode ser um alvo específico. O timing para a procura é também interessante, tendo em conta que surge na mesma altura em que o governo da Ucrânia começou a banir o uso do Telegram em dispositivos militares e do governo, devido aos receios de poderem ser controlados por entidades russas.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech