A Microsoft tem vindo a fornecer novas formas dos utilizadores manterem os seus sistemas protegidos e atualizados, o que inclui melhorias no sistema de atualizações do mesmo. E recentemente, a empresa veio confirmar a chegada de novidades neste campo.
A Microsoft confirmou que os utilizadores do Windows Enterprise – uma versão avançada do Windows para grandes empresas – podem brevemente beneficiar do novo sistema de “hotpatch”. Este sistema permite que a atualização de certos componentes do Windows possa ser feita sem a necessidade do sistema ser completamente reiniciado.
Por norma, quando uma atualização do Windows é instalada, o sistema necessita de reiniciar para aplicar as alterações. Isto pode não ser um grande incómodo para utilizadores de sistemas domésticos, mas pode causar problemas em sistemas que sejam usados para fins profissionais, ou que necessitam de estar constantemente ativos.
A pensar nisso, a Microsoft revelou agora o sistema de hotpatch para o Windows 11 Enterprise, que basicamente permite aos utilizadores instalarem rapidamente as atualizações do sistema, sem que o tenham de reiniciar. Este sistema ficará disponível por intermédio da consola do Microsoft Intune, e eventualmente, os administradores da rede podem rapidamente ativar o mesmo nos vários sistemas.
Os sistemas com o Windows 11 Enterprise 24H2, depois de receberem a funcionalidade, devem receber atualizações de forma regular para certos componentes, que serão instaladas automaticamente e sem necessidade de reiniciar o mesmo.
Eventualmente, algumas das atualizações ainda podem necessitar de que o sistema seja reiniciado, mas será menos improvável disso acontecer.
De notar que, por agora, este sistema foca-se apenas a sistemas Windows 11 Enterprise, portanto não é algo que os consumidores regulares das versões Home e Pro do Windows tenham acesso. No entanto, a Microsoft encontra-se a testar desde Novembro de 2024 um sistema parecido para utilizadores do Windows em ambientes domésticos e empresariais, portanto é algo que poderemos vir a ter em mais sistemas no futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!